financas‎ > ‎

Vou viajar aos EUA e não sei se compro dólar agora ou em outubro

postado em 6 de ago de 2013 04:52 por Marco Aurelio Zoqui   [ 6 de ago de 2013 04:52 atualizado‎(s)‎ ]

06/08/13 - Turista com orçamento mais apertado e que não pode correr o risco de eventual disparada da moeda americana deve efetuar a compra o mais rápido possível.

Olá, hoje eu respondo ao e-mail de um ouvinte recebido em cbndinheiro@cbn.com.br.

Vou fazer uma viagem em outubro para os Estados Unidos. Quero levar minha família, pra conhecer os Estados Unidos e para fazer compras em Miami. Eu já comprei passagem e hotel há 6 meses, mas não comprei dolares para gastar na viagem. Pergunto, com essa alta constante do dolar, vale a pena comprar agora ou arriscar e deixar para comrpar em outubro, mais perto da viagem. Estou preocupado com esses aumentos constantes do câmbio. Eu pretendo comprar USD 7.000,00.

Meu comentário:

Eu entendo que há basicamente dois tipos de turistas:

Primeiro aquele que vai com muita frequência ao exterior, e que nesse caso o custo da viagem não tem o menor impacto na sua vida financeira. Pra esse tipo de turista, comprar dolares nas vésperas da viagem não chega a ser um problema, isso mesmo se o dolar continuar a subir com força frente ao Real.

Segundo caso: aquele turista, como o caso de nosso ouvinte de hoje que tem um orçamento mais apertado, e que não pode correr o risco de uma eventual disparada do dolar. Pra esse caso, o melhor é comprar o dolar turismo hoje, e garantir então a sua sonhada viagem. O lado ruim disso é que o dolar pode recuar nos proximos meses, e o nosso ouvinte vai lamentar por ter comprado um pouco mais caro. Como são muitas variaveis envolvidas nessa previsão de taxa de cambio, ninguém sabe exatamente o que é que vai acontecer. Uma outra boa tática é evitar comprar dolares no pior momento. É dividir então a compra em duas ou três etapas antes de você fazer a viagem, você faria então um preço médio. Resumindo: pra quem não quiser arriscar a viagem de jeito nenhum, melhor comprar dolares imediatamente, e pra quem prefere tentar fazer um negócio um pouco melhor, uma alternativa é comprar em duas ou três etapas. Meu palpite pessoal: o dolar vai continuar se valorizando gradualmente. Eu penso que nos proximos dois anos, a alta do dolar vai ser superior ao rendimento da renda fixa. Mas só pode fazer esse tipo de aposta, quem estiver preparado pra enfrentar uma certa dose de risco.


Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN