financas‎ > ‎

Artigos contra ações me dão mais vontade de investir na Bolsa

postado em 23 de jul de 2013 03:31 por Marco Aurelio Zoqui   [ 23 de jul de 2013 03:32 atualizado‎(s)‎ ]

22/07/13 - Pesquisas cometem equívoco básico de comparar os juros pagos durante o Plano Real com o desempenho do índice Bovespa nesse mesmo período.

Nos últimos dias eu li dois artigos publicados em grandes jornais em que especialistas mostram que investir em ações no Brasil, foi pior do que investir em renda fixa. Eles questionam aquela famosa tese de que ações são bom investimento no longo prazo, pelo menos aqui no Brasil. Isso me faz lembrar do início do ano de 2003, quando eu também li artigos parecidos com esses. Eles diziam que aplicar em ações era um mau negócio. Sabe o que que é que aconteceu? O IBOVESPA começou um dos maiores ciclos de alta de todos os tempos. Quem acreditou nos artigos lá em 2003, perdeu o melhor momento pra comprar ações. Por isso, quando eu vejo novamente artigos como esses na imprensa brasileira, eu começo a ter vontade de comprar mais ações. Pra mim é um sinal de que as ações brasileiras estão ficando baratas. Mas eu vou explicar por que as conclusões destas pesquisas não estão corretas. Todas elas cometem um equivoco muito simples, comparam os juros pagos durante o plano real com o desempenho do índice BOVESPA neste mesmo período. Eles dizem que usam um método mais sofisticado, janelas móveis, fazem comparações em diferentes intervalos de tempo, mas sempre dentro do mesmo período, começando em 1994, no começo do plano Real. Nós vivemos ai nos últimos 19 anos um período atípico na economia brasileira. Nunca na história do pais, o tesouro nacional pagou juros tão altos. E ele fez isso pra derrotar a hiperinflação. Mas foi um exagero. Foi um tiro de canhão pra matar, não exatamente uma mosca, mas digamos um leão. O terrível leão foi morto mas a bala de canhão, custou caro. Tão caro que distorce esses trabalhos acadêmicos. A verdade é que quando eu amplio o período da analise para 45 anos, lá pra 1968, quando o IBOVESPA foi criado, a vitória das ações é bastante nítida. E em quase todos os países capitalistas, as ações superaram com folga a renda fixa. Existe um excelente artigo de professores da London Business School, que trabalha uma série histórica de mais de 100 anos, em mais de 16 países. A vitória das ações é nítida, graças a Deus. Eu digo isso porque seria muito ruim viver num pais em que a renda fixa ganhasse dos investimentos em ativos produtivos que são representados pelas ações. Imagine o absurdo, se realmente a renda fixa rendesse mais do que as ações seria melhor fechar todas as empresas, demitir todos os empregados e parar de pagar impostos. Os empreendedores, viveriam então dos juros pagos pelos governos que por sua vez, não teriam de quem cobrar impostos, e no momento seguinte teria que dar um calote.

Minhas conclusões:

Primeira: nenhum pais do mundo, consegue pagar juros altos por muito tempo;

Segunda: no longo prazo, investir em índice de ações bastante amplo, como o IBOVESPA é melhor do que renda fixa sim. O período do plano Real, foi uma raríssima exceção que dificilmente vai se repetir;

Terceira: eu acho que esse parece ser um bom momento pra comprar ações, pelo menos pra quem tem visão de longo prazo.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN