financas‎ > ‎

A regra 72

postado em 19 de jul de 2013 05:14 por Marco Aurelio Zoqui   [ 19 de jul de 2013 05:15 atualizado‎(s)‎ ]

19/07/13 - Forma simples ajuda a saber em quanto tempo é possível dobrar o capital aplicado.

Taxa SELIC em alta, e quem vive de renda fixa, voltou a se animar. Mas os ganhos não são como lá no passado. Hoje eu uso uma forma bem simples pra saber em quanto tempo você consegue dobrar um capital aplicado. Eu volto ao tema então da regra 72, que facilita muito os cálculos de cabeça. Se você tá ganhando 6% ao ano líquidos numa aplicação de renda fixa, vai levar 72 dividido por 6, que é a taxa de juros, 12 anos pra dobrar o seu capital. Então, você sempre coloca o número 72 e divide pela taxa de juros anual que você recebe líquida numa aplicação financeira.
Se você pensa em investir num fundo imobiliário que paga 8% ao ano de rendimentos, saiba que em cerca de 72 dividido por 8, ou seja 9 anos, você vai dobrar o capital investido. Essa regra também vale pra quem tem dívidas. Quem paga juros de 10% ao mês no cheque especial, vai ter seu saldo devedor dobrado em 72 divido por 10, 7 meses, é um absurdo. E pior acontece no rotativo do cartão de crédito. Juros de 12% ao ano. Então você faz a conta, 72 dividido por 12, ou seja em apenas 6 meses, você vai assistir a dívida dobrar.
Agora se você quiser ter a uma conta mais exata, você tem que usar uma planilha eletrônica ou então uma calculadora financeira.
Fique vivo, não tome decisões financeiras sem pensar nessa mágica dos juros compostos que é muita cruel pra quem tem dívidas no Brasil. Não deixe de aproveitar o fim de semana.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN