financas‎ > ‎

Renda fixa é a moeda mais forte no curto prazo

postado em 24 de jun de 2013 05:08 por Marco Aurelio Zoqui   [ 24 de jun de 2013 06:21 atualizado‎(s)‎ ]

21/06/13 - No cenário atual, preços dos imóveis devem ficar estagnados ou até mesmo perder para a inflação. Quanto ao investimento em dólar, a não ser que tenha planos para usar a moeda, as possibilidades são de muitos ganhos ou perdas se a calma voltar ao mercado.

Olá, hoje eu respondo a duas importantes perguntas.

Primeira: neste novo cenário de crise, qual a moeda forte, imóvel, dolar ou renda fixa?

Minha resposta: no curto prazo, eu escolho renda fixa. Os imóveis subiram bastante no Brasil nos últimos sete anos e não vai ser fácil ganhar tanto com esses imóveis nos próximos anos. Por outro lado eu não acredito que os preços venham a cair. Eu acredito que eles vão ficar parados, estagnados, e em alguns casos os preços podem perder pra inflação. Já na renda fixa, você vai voltar a contar com os juros reais, aqueles juros acima da inflação. Prefira CDBs de bancos de primeira linha e fundos DI de curto prazo. Eu gosto também das LCAs e LCIs nos bancos que oferecem esses produtos com liquidez diária. Letras de crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário. Quanto a investir em dólares, isso seria uma especulação a não ser que você tenha planos para usar a moeda americana. Você pode ganhar bastante, mas também pode perder se a calma voltar ao mercado.

Segunda pergunta: mais de 80% do meu patrimônio estão em imóveis. Quase 18% em renda fixa e 2% em ações. Estou cansado de perder com as ações, devo vender?

Minha resposta: eu não venderia as ações nesse momento. Primeiro porque essas ações representam muito pouco de seu patrimônio, só 2%, e depois porque se você sair do mercado nesse momento todo machucado dificilmente vai ter coragem de voltar e quando você perceber as ações já terão disparado de novo. Ao contrário, eu começaria a pensar em comprar um pouco mais de ações daqui a alguns dias se o IBOVESPA continuar a caindo, mas faça isso lentamente, em conta-gotas. Temporadas de crises no mercado de ações são as melhores pra se investir com visão de longo prazo.

E depois de uma semana com tanto stress no mercado financeiro, não deixe de aproveitar o seu fim de semana.







Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN