financas‎ > ‎

Devo vender minhas cotas em fundos imobiliários?

postado em 13 de jun de 2013 06:15 por Marco Aurelio Zoqui   [ 13 de jun de 2013 06:15 atualizado‎(s)‎ ]

13/06/13 - Investidores de longo prazo devem manter as cotas caso o fundo possua bons imóveis que estão locados para inquilinos sólidos.

Olá, o texto do ouvinte de hoje é o seguinte:

Estou preocupado pois alguns fundos imobiliários em que eu investi, já cairam 10% em dois meses e parecem que vão cair mais. Liguei para o gestor que me informou se tratar de uma queda por movimento de mercado e não por piora nos fundos em si. Bolei uma estratégia para o longo prazo. Neste caso devo ficar firme, ou vender conforme sugerido para o investidor de curto prazo? Eles tem chance, os fundos têm chance de se recuperar?

Meu comentário:

As cotas dos fundos imobiliários estão caindo porque os juros estão subindo aqui no brasil. O investidor ele vai sempre comparar os rendimentos de uma aplicação em renda fixa com os rendimentos mensais de um fundo imobiliário. Quando os juros sobem, o investidor então vai exigir um desconto pra comprar cotas de um fundo imobiliário, que assim então vão render percentualmente mais, após então esse desconto. E ai, essas cotas vão recuperar a competitividade frente aos fundos de renda fixa. Na prática os juros subindo, cotas dos fundos imobiliários caindo. Mas eu penso que pra investidores de longo prazo como você, não vale a pena sair vendendo se o seu fundo tem bons imóveis que estão locados para inquilinos sólidos. Você pode até interpretar essa queda como uma oportunidade pra você comprar cotas de outros bons fundos imobiliários, ou mais um pouco de seu fundo, a preços promocionais. Mas essa tática de comprar na baixa exige alguns pré-requisitos: Primeiro, diversifique. Não entre de cabeça em apenas um ou dois fundos imobiliários. Tenha sempre uns cinco diferentes fundos imobiliários, pelo menos. Segundo, faça essas novas compras lentamente. Ninguém sabe onde é o fundo do poço. Nós podemos estar hoje apenas no início de uma crise mais profunda, e nessas horas então é importante manter dinheiro em caixa pra comprar ativos que vão ficar cada vez mais baratos. Compre sim, mas em conta-gotas.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN