financas‎ > ‎

Rendimentos do meu fundo de pensão estão sempre negativos nos últimos meses

postado em 13 de jun de 2013 04:20 por Marco Aurelio Zoqui   [ 13 de jun de 2013 04:20 atualizado‎(s)‎ ]

12/06/13 - Possibilidade de elevação dos juros nos EUA e críticas da imprensa internacional têm prejudicado os investimentos no Brasil.

Olá, hoje eu respondo a e-mail recebido em cbndinheiro@cbn.com.br.
Estou muito preocupado com o que vem ocorrendo nos últimos meses e peço sua ajuda para poder entender melhor. Sou aposentado e tenho um fundo de pensão que é o complemento da aposentadoria. O meu perfil é conservador. Porém, nos últimos meses os rendimentos estão sempre negativos. No mês de maio foi de -4,5%. Perdi mais de R$15.000,00 só neste mês. O que está acontecendo? Onde vamos parar?

Meu comentário:

Provavelmente o seu fundo está investindo em papéis de renda fixa de longo prazo e talvez em ações também. Esses dois ativos então, renda fixa de longo prazo e ações estão sofrendo perdas substanciais nos últimos dias. O que é que está acontecendo? Lá nos Estados Unidos há fortes expectativas de que os juros vão voltar a subir. Com isso então, aqueles investimentos mais arriscados, que se valorizaram demais nos últimos cinco anos vão perder. Ações e papéis de renda fixa de mercados emergentes, incluindo o Brasil podem se desvalorizar bastante. Como o mercado financeiro é muito ansioso e então ele se antecipa aos fatos, essas perdas já estão acontecendo. Além disso tem havido uma crítica muito forte da imprensa internacional ao desempenho do Brasil. O nosso pais recebeu dos investidores internacionais bilhões de dólares nos últimos anos na esperança de que esse capital iria conseguir um rendimento bem alto aqui no brasil. Infelizmente, nos últimos dois anos o crescimento econômico do pais tem sido abaixo do esperado. Isso tá gerando então uma decepção pra esses investidores que começaram a sacar o capital, pelo menos aquela parte especulativa que eles trouxeram no passado. Onde vamos parar? Ninguém sabe ao certo. Boa parte da resposta vai depender das reações do governo brasileiro nas próximas horas. O fato é que o governo vai ter que convencer os aplicadores internacionais de que ainda vale a pena acreditar no Brasil. E é bom que o governo seja bastante rápido, porque nós temos muito a perder.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN