financas‎ > ‎

Como anda sua relação com o dinheiro?

postado em 7 de jun de 2013 04:38 por Marco Aurelio Zoqui   [ 7 de jun de 2013 04:39 atualizado‎(s)‎ ]

07/06/13 - Relatar os gastos diários, analisar a satisfação com compras caras e testar o seu limite de disciplina financeira estão entre as medidas que podem ajudar a melhorar a situação.

Como tem sido a sua relação pessoal com o dinheiro? Desgastante? Hoje eu vou dar algumas sugestões para você tentar aprimorar a suas finanças pessoais.

Primeira: fazer uma espécie de diário, listando os principais gastos do dia durante um mês. No início isso pode parecer um pouco chato, mas eu aposto que você vai perceber algumas bobagens que anda fazendo com o seu suado dinheiro.

Segunda: procure uma conta de cartão de crédito do ano passado. Analise alguma compra cara que você tenha feito. Qual foi o prazer que essa compra proporcionou à você? Será que foi um prazer duradouro, ou será que você logo se esqueceu e até se arrependeu? Com isso você vai ter uma rápida visão do que realmente lhe proporciona felicidade, e vai ficar mais esperto para não repetir gastos que não geram uma satisfação prolongada. Se possível você deve repetir essa análise com várias compras até criar uma regra pra você usar nas compras no futuro.

Terceira e ultima sugestão: teste o limite da sua disciplina. Digamos que você seja um viciado em comprar tênis novos. Arrume um jeito de adiar esse desejo. Fuja das vitrines por uns bons meses e comece a tratar melhor aquele calçado antigo. Você vai sentir orgulho da sua capacidade de resistência.

Ao final desses prolongados exercícios eu aposto que você vai ficar muito mais amigo de seu suado dinheiro.

Não deixe de aproveitar o final de semana com sua família.


Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN