financas‎ > ‎

Pessimismo pode ficar no Brasil por um bom tempo

postado em 6 de jun de 2013 07:07 por Marco Aurelio Zoqui   [ 6 de jun de 2013 07:08 atualizado‎(s)‎ ]

06/06/13 - Ameaças à economia mostram que por enquanto é melhor abrir mão de ganhos especulativos e estacionar na renda fixa.


IBOVESPA perto de seus valores mínimos neste ano. O Dolar tá operando perto de seu valor máximo. É o pessimismo voltou e desta vez pode ficar por aqui durante um bom tempo. Nos Estados Unidos o desafio é como é que o Banco Central Americano, o FED, vai conseguir parar com o seu gigantesco programa de estímulo monetário. Imprimir dinheiro funcionou muito bem pra tirar o pais do fundo do poço, mas ninguém sabe direito como é que eles conseguem parar com isso. Corre-se o risco de haver uma explosão em algumas das bolhas que foram criadas durante este período. Já o crescimento chinês é motivo de preocupações todos os dias. Tem gente boa, que tá desconfiando desses números chineses. Alguns acreditam que a situação lá é bem pior do que a divulgada pela imprensa. Isso é péssimo para aqueles que produzem commodities, e o Brasil é um deles. Eles vão ter dificuldades para fechar as contas a partir de agora. Não é a toa que o Dolar continua fazendo muita pressão para subir, frente às moedas dos países produtores de commodities, inclusive, você bem sabe, sobre o Real. A derrubada do IOF no câmbio acabou surtindo o resultado que muita gente esperava, e o o mercado então começa a imaginar quais as próximas medidas que o governo vai ter tirar da cartola pra evitar mais problemas pra taxa de inflação.

Diante de tantas ameaças é melhor pular para o time dos pessimistas. Melhor focar na preservação do capital, evitar tomar riscos altos nesta temporada. Melhor abrir mão de ganhos especulativos e ficar estacionado na renda fixa em papéis pós-fixados. Os juros tem ser pós-fixados nos próximos meses. E

u digo isso porque sempre na vida é mais fácil perder do que ganhar, e isso está cada vez mais nítido em momentos como esses. Fique vivo!

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN