financas‎ > ‎

Empréstimos podem forçar os malabarismos financeiros

postado em 8 de mai de 2013 04:47 por Marco Aurelio Zoqui   [ 8 de mai de 2013 04:47 atualizado‎(s)‎ ]

08/05/13 - A primeira coisa a se fazer é avaliar as taxas de juros cobradas nas dívidas. Se forem altas, é interessante não poupar esforços para quitar o quanto antes.

Olá, hoje eu respondo a e-mail de um ouvinte cbndinheiro@cbn.com.br.

Tenho 32 anos, e atualmente possuo um apartamento financiado com saldo devedor de R$75.000,00, cujo valor no mercado é de R$230.000,00. O problema é que para adquirir este apartamento, eu tive que recorrer a alguns empréstimos, para dar a entrada. Isso trouxe algumas consequências estranhas a minha vida. Possuo meu imóvel próprio, mas junto com ele tenho também muitas dívidas, que me impedem de fazer um plano de investimentos. Resumindo faço malabarismos financeiros para pagar as contas e dívidas e no final do mês não sobra nada para investir. Já pensei em várias alternativas como vender o apartamento, zerar todas as dívidas, comprar um imóvel menor e começar tudo de novo. Qual a sua sugestão pra sair dessa vida de gado?

Meu comentário:

A primeira coisa a fazer é avaliar as taxas de juros que você tá pagando nessas dívidas. Eu imagino que essas taxas sejam bastante altas porque parece que elas estão torturando você. Se essa hipótese estiver correta, vale fazer esforços bem grandes pra quitar essas dívidas o quanto antes. Se essas dívidas forem pequenas, você pode troca-las por outras dívidas, com juros mais baratos, como por exemplo empréstimos consignado em folha de pagamento. Mas se suas dívidas forem bastante altas, e pior, se elas forem crescentes, pense sim em vender esse imóvel, quitar todas as dívidas, e comprar outro imóvel mais simples, com um único financiamento imobiliário com taxas de juros bem reduzidas. E vale olhar para o lado bom de sua estória: você assumiu um risco muito grande quando tomou dívida, até pra dar entrada num apartamento, mas diante ai desse boom imobiliário que vivemos no Brasil, você saiu no lucro. Os preços estão dando sinais de exaustão ai no mercado imobiliário e eu acho que vale a pena você garantir esse lucro, vendendo o imóvel e quitando as dívidas, principalmente as dívidas caras. Eu aposto que o saldo final, o seu balanço final, vai ser ainda muito positivo graças a sua coragem de fazer esses malabarismos.


Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN