financas‎ > ‎

Muitos ainda não perceberam que rendimentos das aplicações desabaram

postado em 2 de mai de 2013 12:12 por Marco Aurelio Zoqui   [ 2 de mai de 2013 12:12 atualizado‎(s)‎ ]

02/05/13 - Expectativa de ganhos reais nos próximos 20 anos para poupança é de 1% ao ano acima da inflação. Já a renda fixa, de cerca de 2%.

Olá, respondo a um interessante e-mail recebido em cbndinheiro@cbn.com.br.
Tenho 30 anos, e em 2010 fiz uma projeção de investimentos pra me aposentar em 2044. Para o planejamento, considerei as seguintes premissas: composição média da carteira, 10% em caderneta de poupança pra reserva de emergência. 40% em renda fixa, 30% em imóveis, e 20% em ações e fundos de ações. Sabemos que os ganhos com investimentos estão cada vez mais difíceis. Em função disso eu revisei no final do ano passado a minha projeção de ganho real para 4,1% ao ano, para os próximos anos. Minha pergunta: será que esta projeção ai, de 4,1% de ganho real é uma projeção razoável, ou qual taxa eu deveria considerar?

Meu comentário:

Sua pergunta é muito importante. Várias pessoas no Brasil ainda não perceberam que os rendimentos das aplicações desabaram, e que os ganhos fáceis lá no futuro, serão coisa rara. Pra projeções de longo prazo, minhas expectativas de ganhos reais, aqueles ganhos acima da inflação nos próximos vinte anos são:
Poupança: apenas 1% ao ano acima da inflação. Renda fixa: alguma coisa perto de 2% acima da inflação, isso se você conseguir uma taxa de administração bem baixa, num fundo de renda fixa, ou se você negociar bem o CDB ou a LCI com seu gerente. Imóveis residenciais: eu diria 3% ao ano acima da inflação, a valorização do imóvel e mais uma renda de aluguel perto de 3% ao ano. Índice BOVESPA, algo perto de 8% ao ano, acima da inflação, mas você bem sabe com uma enorme volatilidade. Alguns anos dando muito mais do que isso, e em outros anos oferecendo perdas importantes.

Conclusão: a sua projeção de 4,1% pra sua carteira de investimentos está adequada. Diante deste cenário de rendimentos tão baixos, o segredo é fujir de taxas de administração altas e investir o máximo possível ao longo dos próximos anos. Você precisa então poupar bastante. Tem que ganhar mais no trabalho e gastar menos, infelizmente.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN