financas‎ > ‎

Qual a porcentagem do CDI interessante no retorno do LCA e LCI?

postado em 1 de mai de 2013 06:28 por Marco Aurelio Zoqui   [ 1 de mai de 2013 06:28 atualizado‎(s)‎ ]

09/04/13 - Na prática, percentual varia de acordo com o capital disponível pelo cliente e pela capacidade do banco de gerar esse tipo de produto.

Olá, respondo a e-mail de um ouvinte.

Tenho observado que as LCAs e as LCIs têm um grande atrativo em função da isenção do imposto de renda e do IOF. É sem dúvida atraente num cenário de baixo retorno que estamos vendo nos fundos de renda fixa e no CDB. Qual é a porcentagem do CDI que você acha interessante no retorno destas letras? Meu banco oferece 75% do CDI na LCA e 84% na LCI.

Minha resposta:

Quanto maior for o percentual em relação ao CDI melhor pra você. Na prática, este percentual varia muito de banco pra banco de acordo com o capital disponível do cliente, e também da capacidade do banco de gerar esse tipo de produto. Bancos que são muito atuantes no financiamento do agronegócio tem mais condições de oferecer LCAs. E bancos que são muito atuantes no financiamento do crédito imobiliário costumam ser melhores ao vender LCIs. Cliente com mais capital, merece ser melhor remunerado, do mesmo jeito que acontece com CDB. Mas o cliente precisa negociar, ele tem que insistir pra conseguir uma boa taxa. O importante é pesquisar então em diferentes bancos, a variação é muito grande. E você não precisa ser fiel aquele banco do dia-a-dia, aquele banco que até você gosta de operar no dia-a-dia. Você pode abrir uma conta num outro banco apenas pra fazer esta aplicação. Eu tenho visto grandes bancos, inclusive estatais oferecendo mais de 90% da variação do CDI em LCA e LCI para os clientes de segmento de alta renda. Como não há imposto de renda nestes produtos, o rendimento líquido então nestes casos supera com folga aqueles 100% do CDI, sendo maior então o que se conseguiria no CDB tradicional ou então num fundo DI neste mesmo banco para o mesmo capital. Detalhe importante: LCA não conta com a proteção do fundo garantidor de créditos, por isso então, o banco precisa ser muito sólido pra merecer sua aplicação.


Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN