financas‎ > ‎

Devo manter aplicação em fundo atrelado à inflação que investe em NTN-B?

postado em 30 de abr de 2013 13:23 por Marco Aurelio Zoqui   [ 30 de abr de 2013 13:24 atualizado‎(s)‎ ]

04/04/13 - Se for um investidor disciplinado e frio, continue. Caso contrário, faça um resgate parcial e volte quando o ciclo de alta da Selic terminar.

Respondo a e-mail recebido em cbndinheiro@cbn.com.br.
Transferi, usando a portabilidade, meu plano de previdência para um fundo atrelado à inflação que investe em notas do Tesouro Nacional tipo B de prazos longos. Justamente quando a rentabilidade deste fundo estava espetacular, tudo começou a despencar. De janeiro a março, já acumulei uma perda de 4%. Como não pretendo mexer neste plano, pelo menos nos próximos dezessete anos, eu gostaria de ouvir a sua opinião se devo manter essas minhas contribuições neste fundo, aguardando uma recuperação ou então se eu realizo o prejuízo e migro pra um outro fundo, até que volte a apresentar bons resultados? Esse mesmo fundo lá em 2008, teve um rendimento de apenas 4,8% no ano, e teve perdas significativas de até -7% em outubro lá em 2008, mas teve uma bela recuperação nos anos seguintes, chegando a render 32% em 2012, no ano passado. Você acredita que uma nova recuperação possa acontecer nos próximos anos? Neste caso não seria interessante continuar investindo, nestes fundos que investem ai em papéis indexados à inflação comprando quotas mais baratas pra aproveitar ainda esses ganhos lá no futuro? Eu não sou aquele tipo de investidor, que entra em parafuso, ao ver meu portfólio com rendimentos negativos, desde que no longo prazo, em linha lá com o meu objetivo, eu tenha uma boa chance de colher bons resultados.

Minha breve resposta:

Você já respondeu aquilo que eu ia dizer. Se você é realmente aquele sujeito disciplinado, frio, conforme você descreveu, continue, invista lentamente e entenda que está começando agora uma temporada de descontos, uma liquidação nestes papéis de longo prazo do tesouro direto, e que você pode sim aproveitar pra comprar barato. O que é que está acontecendo? É o provável início de um novo ciclo de alta na taxa SELIC. Ela desvaloriza esses papeis mais longos, que estavam precificados, é um jargão de mercado, eles estavam avaliados a uma taxa de juros menor. No mercado de renda fixa quando a taxa SELIC sobe todos esses papéis ai com prazos mais longos, eles se desvalorizam, e acontece também o contrário, vice-versa, quando a taxa SELIC cai, esses papeis sobem. Por isso você teve um brilhante resultado no ano passado. Eu acredito que no final ai, de alguns anos, essas perdas serão totalmente recuperadas e que você vai ter feito um bom investimento, desde que a taxa de administração do fundo não seja alta. Em tempo: essa resposta não funciona para o ouvinte que é mais ansioso, e que não suporta ver perdas no seu estado. Se este for o seu caso, melhor fazer um resgate parcial no seu fundo, e voltar a investir só daqui a alguns meses, depois que este ciclo de alta da SELIC tiver terminado.

Mauro Halfeld pra CBN


Todos os comentários de Mauro Halfeld estão arquivados no site www.cbn.com.br
Transcrição autorizada do podcast de Mauro Halfeld para CBN